Texto teatal - A CATEQUESE VAI COMEÇAR



A CATEQUESE VAI COMEÇAR

de Emílio Carlos


JOCA – (entra) Êba!!!

CLARINHA – (entra) Êba!!!

JOCA – Oi pra todo mundo!!!!

CLARINHA – Oi!

JOCA – Oi pra todo mundo!!!!

CLARINHA – Oi!

JOCA – Mais forte: oi pra todo mundo!

CLARINHA – Oi pessoal!

JOCA – E tá todo mundo aqui, Clarinha!

CLARINHA – É mesmo, Joca!

JOCA – Olha a Julinha ali!

CLARINHA – E olha a Paola!

JOCA – E tem também o Alex, o Paulinho…

CLARINHA - … o Tavinho, a Maria Clara…

JOCA – Tá todo mundo aqui!

CLARINHA – E isso é porque…

OS DOIS – A Catequese vai começar!!! Êba!

JOCA – Ah, Clarinha, eu estou muito feliz hoje, viu?

CLARINHA – Eu também, Joca.

JOCA – Clarinha: A catequese vai ser demais!

CLARINHA – É mesmo, Joca!

JOCA – E olha: eu trouxe tudo que precisa pra catequese, viu?

CLARINHA – É mesmo, Joca?

JOCA – É, eu me preparei. O que é que você pensa?

CLARINHA – E o que você trouxe pra catequese, Joca?

JOCA – Eu trouxe… (sai) espere só um pouquinho… espera aí…
(volta) tcharan! O meu celular.

CLARINHA – É… pra que você trouxe o celular, Joca?

JOCA – Pra ouvir música, Clarinha.

CLARINHA – Joca: você vai ouvir música na Catequese?

JOCA – Claro, Clarinha. Mas não só eu que vai ouvir música não. Todo mundo vai ouvir música do meu celular.

CLARINHA – É mesmo, Joca. Mas sabe: isso vai atrapalhar a explicação da Tia Clarice.

JOCA – Então música não pode?

CLARINHA – Não pode, Joca.

JOCA – Tudo bem. Então eu vou jogar joguinho que tem no meu celular.

CLARINHA – Joca.

JOCA – O que foi agora, Clarinha.

CLARINHA – Vai atrapalhar, né Joca?

JOCA – Será?

CLARINHA – Claro que vai, Joca. Além disso todo mundo vai querer jogar joguinho também.

JOCA – Tudo bem. Eu tenho outra ideia.

CLARINHA – Dá até medo de saber qual é.

JOCA – Não, Clarinha. Dessa vez eu não vou atrapalhar ninguém.

CLARINHA – O que você vai fazer, Joca?

JOCA – Eu vou entrar no whatsapp e fico ali quietinho papeando com meus colegas do whats.

CLARINHA – Joca…

JOCA – Eu não vou atrapalhar ninguém. Sério.

CLARINHA – Isso é verdade, Joca.

JOCA – Viu só? Eu tive uma boa ideia. Eu não vou atrapalhar ninguém.

CLARINHA – Vai sim, Joca.

JOCA – Não vou, Clarinha. Eu não vou atrapalhar.

CLARINHA – Joca: você vai se atrapalhar. Porque você não vai ouvir nada que a Tia Clarice disser. Você vai estar distraído com o celular e vai perder.

JOCA – Sério? O que eu vou perder, Clarinha?

CLARINHA – Você vai perder tudo que vai acontecer na catequese.

JOCA – Mas o que vai acontecer na catequese, Clarinha?

CLARINHA – Ah, Joca: a Tia Clarice vai falar de Jesus.

JOCA – Que legal! Eu gosto muito de Jesus!

CLARINHA – Ela vai falar de Deus, dos Mandamentos, dos Sacramentos…

JOCA – Olha, que demais!

CLARINHA – Ela vai falar das partes da Missa, vai ensaiar a gente pra fazer um teatro…

JOCA – Eu gosto muito de fazer teatro, Clarinha.

CLARINHA – Eu também, Joca. Olha: vai ter jogos, brincadeiras, gincana bíblica…

JOCA – Puxa! Eu quero participar! Eu quero! Eu quero!

CLARINHA – Vai ter oração, Adoração ao Santíssimo…

JOCA – Puxa, que legaaaaallll!!!

CLARINHA – E tem mais, Joca.

JOCA – Mais ainda, Clarinha?

CLARINHA – É, Joca: o padre Carlos vai nos visitar.

JOCA – Puxa vida! Que legal!!!! Êba!!!

CLARINHA – É por tudo isso que não pode ter celular e nem pode faltar, viu Joca?

JOCA – É mesmo. Já pensou faltar e perder tudo isso? Ah, não. Eu não vou faltar de jeito nenhum!

CLARINHA – Não falte mesmo, Joca. Porque ainda vai ter muito, muito mais do que eu falei. Esse ano vai ser O ano!

JOCA – É mesmo, Clarinha. Então só me resta fazer uma coisa.

CLARINHA – O que, Joca.

JOCA – Bom, eu vou guardar o celular. Peraí. (sai) Tô guardando… tô guardando… pronto. (volta) Guardei.

CLARINHA – Muito bem, Joca.

JOCA – É: eu não quero perder nenhum momento da catequese.

CLARINHA – E assim nós vamos saber mais sobre Jesus e sobre como chegar ao céu!

JOCA – Que legal, Clarinha!

CLARINHA – Olha, Joca: a Tia Clarice já está chamando a gente.

JOCA – Peraí, Tia Clarice. A gente já está indo.

CLARINHA – Tchau pra vocês!

JOCA – Tchau pessoal!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau!

(saem)



F i m


Esse texto faz parte da coleção de livros Teatro na Missa das Crianças e na Catequese.
Você pode adquirir um dos livros ou o kit completo.
Disponível em livros digitais e DVD-livros.
Saiba mais na nossa lojinha:
www.tvcriancacatolica.com.br/lojinha


www.tvcriancacatolica.com.br


www.tvnossasenhoradefatima.com.br








http://www.apenossasenhoradefatima.com.br/p/blog-page_6.html
http://teatronamissadascriancas.blogspot.com.br/p/quem-somos-nos.html













Comentários