Texto teatral para 21-1 - JESUS NOS CHAMA



JESUS NOS CHAMA
3o Domingo do Tempo Comum
Ano B – Marcos 1, 14-20
de Emílio Carlos

NARRADOR – Oi! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou contar uma história pra vocês.
Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão bem alto! Muito bem! Então todo mundo bem quietinho pra ouvir a história, tá bom?Tá bom? Então vamos começar.
Sabe quando o dia está meio chato? É chato quando o dia está chato, não é mesmo? Então: era um dia muito chato na vida do Zequinha.

(Zequinha entra cabisbaixo)

NARRADOR – Na escola o Tião tinha brigado com ele. Em casa ele brigou com a irmã e sua mãe lhe chamou a atenção. Gente: o Zequinha estava chateado.

ZEQUINHA – Que vida chata, viu? Droga! (senta-se num degrau)

NARRADOR – Sabe gente: é nessas horas que o nosso coração fica apertado, fechado para Deus. E é nessas horas que o mal se aproveita para se aproximar da gente.

(entra um rapaz estranho com roupas escuras, meio sombrio, pelo lado que Zequinha entrou)

RAPAZ – E daí, menino?

ZEQUINHA – (apático) E daí?

RAPAZ – Vida chata, né?

ZEQUINHA – Muito chata.

NARRADOR – Primeiro erro do Zequinha: falar com gente estranha. Olha só!

RAPAZ – Você é o Zequinha?

ZEQUINHA – Como é que você sabe?

RAPAZ – Eu te vi na praça outro dia.

ZEQUINHA – Ah... Como você se chama?

RAPAZ – Pode me chamar de “Cara”.

ZEQUINHA – Certo, cara.

NARRADOR – Segundo erro: não sabe nem o nome do tal “Cara” e continua conversando com ele.

RAPAZ – Sabe o que você faz? Dá um jeito na sua vida.

ZEQUINHA – Como?

RAPAZ – Como? Não sabe como? Vem comigo que eu te mostro.

ZEQUINHA – Não posso. Minha mãe não vai deixar.

RAPAZ – Esquece sua mãe, Zequinha. Vem comigo.

ZEQUINHA – Não sei…

RAPAZ – Eu tenho a solução para todos os seus problemas.

ZEQUINHA – Tem mesmo?

NARRADOR – Gente: essa conversa está muito esquisita. O Zequinha nem conhece o cara; e o cara diz que tem a solução para todos os problemas do Zequinha? Tá esquisito, hein? Olha lá!

RAPAZ – Eu sei como resolver seus problemas, Zequinha. Vem comigo.

ZEQUINHA – Sabe: eu estava indo à igreja para rezar. Nem sei porque eu parei aqui.

RAPAZ – É o destino, Zequinha. Você tinha que me conhecer. E eu posso mudar a sua vida.

ZEQUINHA – Como?

RAPAZ – Eu vou lhe mostrar um outro caminho, Zequinha. (estende a mão para Zequinha para ajudá-lo a se levantar).

NARRADOR – Zequinha: não vai não ! Esse cara é muito estranho.

(Zequinha não ouve o Narrador)

ZEQUINHA – Mas... (olha para a mão do rapaz) eu ia para a igreja.

NARRADOR – Zequinha: vai pra igreja rezar! Vai pelo caminho de Deus, Zequinha.

RAPAZ – Nada disso. O meu caminho é muito melhor.(um acorde de teclado , ou vocal, com o som “ohhhh” como se fosse um coral de anjos).

ZEQUINHA – Você ouviu isso?

RAPAZ – (disfarçando) Eu não ouvi nada, Zequinha. Vamos embora.

(O rapaz oferece a mão de novo. Outra vez o acorde).

ZEQUINHA – Eu ouvi de novo.

RAPAZ – Ouviu nada, Zequinha.

ZEQUINHA – Ouvi sim!

RAPAZ – Não ouviu.

ZEQUINHA – Ouvi sim. Escuta só.

(novo acorde. Dessa vez aparece Jesus com uma luz forte em cima dele, do lado do caminho da igreja – que é lado contrário ao que o rapaz entrou. Zequinha se levanta e olha para o lado da igreja. Zequinha não vê Jesus)

ZEQUINHA – Eu ouvi mesmo.

RAPAZ – Deixa disso, Zequinha.

(novo acorde. Jesus estende a mão para Zequinha, que se sente atraído para aquele lado.)

ZEQUINHA – Eu preciso ir à igreja rezar.

RAPAZ – Não! Você precisa vir comigo! Venha comigo!

(acorde. Zequinha vai ao encontro de Jesus, sem vê-lo. Jesus põe a mão em seu ombro e os dois saem em direção à igreja).

RAPAZ – Droga! Perdi de novo! Perdi de novo! Menos um no caminho do mal! Droga! (sai por onde entrou)

NARRADOR – Vocês viram isso, gente? Eu sei quem é esse tal “cara”. É o mal! O mal disfarçado queria tirar o Zequinha do caminho de Jesus.

(acorde. Zequinha volta e fica na outra extremidade. Jesus o acompanha. Zequinha se ajoelha no degrau e diz:)

ZEQUINHA – Meu Jesus: estou aqui!

(Jesus sorri. Zequinha permanece em oração).

NARRADOR – Jesus também está nos chamando para seguí-lo: para seguir seus ensinamentos e seu caminho, que é o caminho de Deus. Quem quer seguir Jesus levante a mão! Levante a mão bem
alto! Muito bem!

(música)

F i m


Esse texto faz parte da coleção de livros Teatro na Missa das Crianças e na Catequese.
Você pode adquirir um dos livros ou o kit completo.
Disponível em livros digitais e DVD-livros.
Saiba mais na nossa lojinha:
www.tvcriancacatolica.com.br/lojinha


www.tvcriancacatolica.com.br










www.tvnossasenhoradefatima.com.br








http://www.apenossasenhoradefatima.com.br/p/blog-page_6.html
http://teatronamissadascriancas.blogspot.com.br/p/quem-somos-nos.html













Comentários