Texto teatral para 7-1-2018 - AMIGO DE VERDADE - Epifania do Senhor





AMIGO DE VERDADE
Natal - Epifania
Ano B – Mateus 2, 1-12
de Emílio Carlos

NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Hoje eu vou contar uma história bem legal pra vocês.
Quem quer ouvir uma história levante a mão? Muito bem! Então todo mundo bem quietinho pra ouvir a história, tá bom? Então vamos lá.
Era uma vez um menino chamado Jeremias. Ele era muito estudioso e muito obediente. Jeremias obedecia sua mãe e gostava de ir à igreja.
(entra Jeremias pela direita com uma mochila nas costas. No cenário temos uma placa escrito “Escola” com uma flecha apontado para o lado esquerdo).

NARRADOR – Um dia Jeremias estava indo para a escola quando se encontrou com Fuinha no meio do caminho.

(entra Fuinha pela esquerda).

FUINHA – E aí Jere? Indo aonde com essa mochila?

JEREMIAS – Eu vou à escola.

FUINHA – Cara: eu tenho uma coisa pra te mostrar que é da hora!

JEREMIAS – Sinto muito, Fuinha, mas eu tenho que ir à escola.

FUINHA – Que isso Jere? É rapidinho.

JEREMIAS – (olha o relógio de pulso) Tá bom. Rapidinho.

(Fuinha sai de cena)

NARRADOR – Ih, gente: o Jeremias já se distraiu com o papo do Fuinha. Ele tem que ir pra escola e não ficar vendo uma coisa “rapidinho”.

FUINHA – (volta) É um... jogo de futebol de botão! Rê, rê.

JEREMIAS – Uau! A coisa que eu mais gosto!

FUINHA – Eu sabia disso! Vamos jogar!

NARRADOR – Espere aí, Jeremias: você não vai para a escola?

JEREMIAS – Xi, é mesmo, Fuinha! Eu tenho que ir pra escola.

FUINHA – Ah!... Mas você não tem mais um minutinho?

JEREMIAS – (consulta o relógio) É... acho que eu tenho sim. (tira a mochila e se senta para jogar)

FUINHA – Legal! (senta também e arruma os botões)

NARRADOR – Ei, Fuinha: você também tem que ir à escola.

FUINHA – Eu não preciso mais.

JEREMIAS – Não precisa?

FUINHA – Não. A professora me dispensou. Disse que eu já passei de ano. Tô tranquilo, rê.

NARRADOR – (ao público) Isso é mentira, gente. O Fuinha vai é repetir de ano desse jeito.

FUINHA – Vamos jogar, tá?

NARRADOR – Jeremias: olha a prova de matemática.

JEREMIAS – Nossa, é mesmo! Eu tenho prova de matemática hoje!

FUINHA – Ah, daqui a pouquinho você vai. Fica aí.

NARRADOR – Gente: o Jeremias está indo na conversa do Fuinha. Daqui a pouco o portão da escola fecha e ele vai perder a prova. Vai tirar zero.

JEREMIAS – (joga) Que legal!

FUINHA – (ao público) É legal mesmo. Ele caiu na minha conversa.

NARRADOR – (ao público) Olha só! O Fuinha quer que o Jeremias não vá à escola. Que maldade!
(ao Jeremias) Jeremias: olha o relógio! Gente: ele não escuta. Está hipnotizado pelo jogo.
Vamos falar todos juntos “Jeremias, olha o relógio” pra ele? Vamos? Então no 3, tá bom?
É um, é dois, é três: Jeremias, olha o relógio. De novo: Jeremias, olha o relógio.

JEREMIAS – (olha o relógio) Minha nossa! Eu estou atrasado! O portão da escola vai fechar. Tchau! (sai correndo)

FUINHA – Ei Jere! Espere aí! Espere!... Ah, que droga! Eu queria que ele repetisse de ano junto comigo, viu? Que droga! (sai)

NARRADOR – Vocês viram? O Fuinha estava enganando o Jeremias.
Muitas vezes o mal se faz de amigo da gente. Se aproxima de nós querendo nos levar para o caminho errado.
Nós precisamos estar sempre no caminho do bem, que é o caminho de Deus. Esse é o caminho que Jesus nos ensinou.
O mal sempre está por perto. Então é preciso ter cuidado.
No Evangelho de hoje o malvado rei Herodes queria enganar os reis magos. O rei Herodes disse que queria adorar o menino Jesus – mas na verdade queria matá-lo. Mas Deus avisou os reis magos num sonho. Eles ouviram o aviso de Deus e não contaram à Herodes onde estava o menino Jesus.
Jesus está sempre perto de nós. Ele é o amigo de verdade que quer sempre o nosso bem. Vamos seguir com Jesus pelo caminho do bem, pelo caminho de Deus.
Porque Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai a Deus senão por mim”.
Então vamos rezar todo mundo junto? Vamos? Eu falo e vocês repetem, tá bom? Então vamos lá:
Senhor Jesus
muito obrigado
por cuidar
sempre de mim.
Fique comigo
agora e sempre
Amém!
Muito bem! Tchau pra vocês! Tchau! Tchau!
Fim


Esse texto faz parte da coleção de livros Teatro na Missa das Crianças e na Catequese.
Você pode adquirir um dos livros ou o kit completo.
Disponível em livros digitais e DVD-livros.
Saiba mais na nossa lojinha:
www.tvcriancacatolica.com.br/lojinha


www.tvcriancacatolica.com.br










www.tvnossasenhoradefatima.com.br








http://www.apenossasenhoradefatima.com.br/p/blog-page_6.html
http://teatronamissadascriancas.blogspot.com.br/p/quem-somos-nos.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.