Texto teatral 12-8 - O PÃO QUE DESCEU DO CÉU



O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
19o Domingo do Tempo Comum
Ano B – João 6, 41-51
de Emílio Carlos

JOCA – (entra) Oi pessoal!
,
CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – Ô-la, ô-la, ô-la!

CLARINHA – Oi!

JOCA – Ô-la, ô-la, ô-la!

CLARINHA – Oi!

JOCA – Ô-la, ô-la, ô-la!

CLARINHA – Joca.

JOCA – Ô-la, ô-la, ô-la!

CLARINHA – Joca.

JOCA – O que foi, Clarinha?

CLARINHA – Que negócio é esse de “ô-la, ô-la, ô-la!”?

JOCA – É um “olá” diferente, Clarinha: Ô-la, ô-la, ô-la!

CLARINHA – Ah, Joca, viu? Você não tem mais o que inventar.

JOCA – Tenho sim.

CLARINHA – Joca: você prestou atenção no Evangelho de hoje?

JOCA – Prestei atenção sim, Clarinha. E eu gostei muito de uma frase de Jesus.

CLARINHA – Qual frase, Joca?

JOCA – Eu gostei quando Jesus disse assim: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”. Que bonito!

CLARINHA – É mesmo, Joca!

JOCA – Mas... o que Jesus quis dizer com isso?

CLARINHA – O nosso corpo precisa de alimento pra viver, não é?

JOCA – É sim. A gente precisa comer pra crescer e ficar forte.

CLARINHA – Então: o nosso corpo precisa de alimento; precisa de pão.

JOCA – Certo, Clarinha.

CLARINHA – E a nossa alma também precisa de alimento.

JOCA – Nossa alma precisa de alimento?

CLARINHA – É, Joca.

JOCA – E qual é o alimento para nossa alma?

CLARINHA – É Jesus, Joca. Ele nos alimenta com suas palavras, com seus ensinamentos.

JOCA – Por isso Jesus disse que ele é o pão da vida.

CLARINHA – Isso mesmo: Jesus alimenta nossa alma sempre, para que possamos estar no caminho
do bem.

JOCA – O certo é estar sempre no caminho do bem, viu gente? Deixa o caminho do mal pra lá!

CLARINHA – Isso mesmo! Vamos com Jesus pelo caminho do bem até o reino do céus.

JOCA – Quem estiver no caminho do bem vai entrar no céu, Clarinha?

CLARINHA – Claro que vai, Joca. Quem acreditar em Jesus terá vida eterna.

JOCA – Eu acredito em Jesus. Quem acredita em Jesus levante a mão bem alto!

CLARINHA – Eu!

JOCA – Levante a mão mais alto!

CLARINHA – Eu!

JOCA – Gostei.

CLARINHA – Por isso é importante vir à Missa todos os domingos, Joca.

JOCA – Por que, Clarinha?

CLARINHA – Porque aqui recebemos o alimento que nossa alma precisa: as palavras de Jesus.

JOCA – É. E quando eu for grande eu vou receber a hóstia também.

CLARINHA – Mas por enquanto o pãozinho já está ótimo, viu Joca?

JOCA – É mesmo.

CLARINHA – Devemos guardar as palavras de Jesus em nossos corações.

JOCA – E também colocar o que ele disse em prática.

CLARINHA – É isso mesmo, Joca.

JOCA – Então vamos fazer assim: eu vou dizer “Jesus” e vocês respondem “o pão da vida”, tá bom? Eu digo “Jesus”, vocês dizem “o pão da vida”. Bem alto, tá bom? Então vamos lá: Jesus…

CLARINHA - ...o pão da vida!

JOCA – De novo: Jesus…

CLARINHA - ...o pão da vida!

JOCA – Muito bem!

CLARINHA – Eu gostei!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau!

CLARINHA – Tchau!

(saem)

F i m



www.lojinhacriancacatolica.com.br





Comentários