Texto teatral para 2-9 - O CORAÇÃO DOS HOMENS

O CORAÇÃO DOS HOMENS
22o Domingo do Tempo Comum
de Emílio Carlos


JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – Olá, olá, olá!

CLARINHA – Olá!

JOCA – Olá, olá, olá!

CLARINHA – Olá!

JOCA – Olá, olá, olá!

CLARINHA – Joca.

JOCA – Olá, olá, olá!

CLARINHA – Joca.

JOCA – Oi Clarinha!

CLARINHA – Pra que tanto olá, Joca?

JOCA – É que tem muita gente. Então eu estou dizendo vários olás pra não deixar ninguém de fora.
Olá, olá, olá!

CLARINHA – Joca: nesse caso é só dizer “olá pra todo mundo”. Daí todo mundo vai saber que você deu olá pra todos. 

JOCA – (pensativo) É... tem razão.

CLARINHA – Então: é mais fácil assim.

JOCA – Mas não é tão legal. Olá, olá, olá!

CLARINHA – Ah, Joca, viu? Você está animado hoje.

JOCA – Ah, eu estou sempre animado, Clarinha.

CLARINHA – Isso é verdade.

JOCA – Mas hoje eu estou ainda mais animado.

CLARINHA – Por que, Joca?

JOCA – É que eu fui ao batizado do meu priminho. Foi superlegal!

CLARINHA – Eu adoro batizados.

JOCA – Eu também.

CLARINHA – O batismo é um momento muito importante na nossa vida, sabia Joca?

JOCA – É verdade: tem um monte de gente, tem festa, tem presentes...

CLARINHA – Ô Joca: não é só isso não, viu?

JOCA – Você fala isso porque não viu o tamanho da festa do meu priminho. Uau!

CLARINHA – Certo, Joca: festa é legal mesmo.

JOCA – Viu? Foi o que eu disse.

CLARINHA – Mas o mais importante é o batismo, sabia?

JOCA – Como assim, Clarinha?

CLARINHA – No batismo nosso coração fica puro, livre do pecado original.

(entra um coração grande, vermelho. Pode ser feito de cartolina, papel cartão ou color set, colado em um pedaço de isopor. O coração terá dois lados iguais: vermelhos e limpos). 

JOCA – Que legal! Um coração limpo, bonito, feito pra Deus!

CLARINHA – É mesmo, Joca. Isso é no dia do batismo, né? Mas depois aos poucos o pecado começa a manchar nosso coração. 

JOCA – Que horror!

CLARINHA – É, Joca: vem a inveja e suja o nosso coração.

(entra um ator representando a inveja).

INVEJA – Eu quero ter tudo que vocês tem! Eu quero um carrinho igual ao dele; e quero uma boneca igual a dela! 

(cola um papel escrito Inveja no coração e sai de cena).

INVEJA – Eu quero tudo, rê, rê... (sai)

JOCA – Ê inveja, viu? Já sujou o coração. Olha lá!

CLARINHA – E tem mais, Joca: tem a desobediência...

(entra uma atriz com boné pra trás, roupa de moleque, rosto sujo).

DESOBEDIÊNCIA – Eu não vou tomar banho nada! Eu não vou obedecer a professora! Eu não vou obedecer ninguém! 

(cola um papel escrito Desobediência no coração)

DESOBEDIÊNCIA – Eu sou desobediente! Rá, rá, rá... (sai)

JOCA – Quanta desobediência!

CLARINHA – É, Joca. E tem mais: olha a raiva aí.

RAIVA – (entra) Aquele menino pisou no meu pé. Eu quero que ele se arrebente! Que raiva!

CLARINHA – Mas ele pediu desculpas.

RAIVA – Não interessa! Eu vou pisar no pé dele também! Eu vou chutar e bater!

(cola o papel no coração escrito Raiva) Que raiva! Que raiva! (sai) 

JOCA – Gente: pra que tanta raiva assim?

CLARINHA – Que horror, né Joca? E tem mais: tem a calúnia.

JOCA – Calúnia?

CLARINHA – É, Joca: falar mal dos outros. Falar o que os outros não fizeram.

CALÚNIA – (entra) É, ele disse que você é feio mesmo. E pior: disse que você é burro! (ri) Na verdade ninguém disse nada disso. Mas eu gosto é de ver briga! (ri, cola um papel escrito Calúnia no coração) Falou mesmo! Eu ouvi tudo! (ri e sai)

JOCA – Quanta calúnia!

CLARINHA – Tem a mentira...

MENTIRA – (entra) Mas professora... eu fiz a tarefa. É que o cachorro comeu minha tarefa...

CLARINHA – Comeu nada.

MENTIRA – O cachorro comeu meu caderno, meu lápis e minha borracha... aí eu não pude trazer a tarefa... 

JOCA – Ela nem tem cachorro.

MENTIRA – (ao público) É tudo mentira mesmo. (ri, cola um papel escrito Mentira) Acredite em mim, professora... (ri e sai) 

JOCA – Gente: olha como o coração ficou sujo! Coitado!

CLARINHA – Pois é, Joca. Agora me diz: como é que Jesus vai morar nesse coração tão sujo?

JOCA – Ah, não vai dar, né Clarinha? O coração tá muito sujo de pecado.

CLARINHA – Sujo e cheio de maus sentimentos.

JOCA – Está horrível!

CLARINHA – É por isso que precisamos nos arrepender de nossos pecados. E pedir o perdão de Deus. Daí o nosso coração vai ficar limpo de novo. 

(quem está segurando o coração vira para o lado limpo)

JOCA – Agora sim!

CLARINHA – Agora Jesus pode morar nesse coração.

(entra um garoto bem arrumado e coloca um desenho de Jesus no coração limpo)

JOCA – Quem vai limpar seu coração?

CLARINHA – Eu!

JOCA – Quem vai deixar seu coração sempre limpo pra Jesus?

CLARINHA – Eu!

JOCA – Muito bem!

CLARINHA – Então vamos todos juntos fazer uma oração, tá bom?

JOCA – Certo, Clarinha. Você fala e a gente repete, tá bom?

CLARINHA – Tá bom, Joca. Então vamos lá: Jesus...

JOCA – Jesus...

CLARINHA - ...eu me arrependo...

JOCA - ...eu me arrependo...

CLARINHA - ...de todas as coisas erradas que eu fiz...

JOCA - ...de todas as coisas erradas que eu fiz...

CLARINHA – Vem morar no meu coração

JOCA - Vem morar no meu coração

CLARINHA – ... agora e sempre...

JOCA - ... agora e sempre...

CLARINHA – Amém.

JOCA – Amém!

CLARINHA – Muito bem, gente!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

(saem)

F i m



www.lojinhacriancacatolica.com.br




Comentários