Texto teatral - A VIÚVA POBRE - para 11-11



A VIÚVA POBRE
32o Domingo do Tempo Comum
Ano B – Marcos 10, 38-44
de Emílio Carlos

NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão bem alto! Muito bem! 
Então hoje eu vou contar pra vocês uma história que aconteceu lá na
floresta. Todo mundo prestando bem atenção porque a história já vai começar. Vamos lá.
Naquele dia o leão mandou chamar todos os bichos do seu reino. Ele queria fazer uma proclamação – ou seja: falar sobre um assunto muito importante.

(entra o leão e fica no centro. Entram o macaco, a raposa, a tartaruga e uma coelha viúva bem pobre).

NARRADOR – Então o leão disse assim:

LEÃO – Meus amigos: o reino do meu primo Leonino está passando por grandes dificuldades. Muitos animais estão passando fome lá.

NARRADOR – O reino do Leonino fica lá atrás, bem longe daqui. Coitados dos animais que estão passando fome, não é mesmo?

LEÃO – Por isso eu resolvi arrecadar alimentos para ajudar o reino do meu primo. E peço a ajuda de todos.

NARRADOR – O leão vai juntar os alimentos para levar aos bichos que estão passando fome.
Então todos os animais voltaram para suas casas para buscar suas doações.


(os bichos saem de cena, menos o leão).


NARRADOR – O leão estava muito preocupado com os animais passando fome. Tanto que mandou chamar a leoa e disse assim:

(a leoa entra)

LEÃO – Pegue metade do nosso tesouro, ponha no meu baú e traga aqui. Quero ser o primeiro a ajudar os animais que estão passando fome.

LEOA – Sim, leão!

NARRADOR – A leoa fez exatamente o que o leão mandou. E voltou com metade do tesouro do leão para doar aos pobres.

LEÃO – Deixe aqui mesmo. Vamos juntar comida e dinheiro para ajudar os animais que estão passando fome.

NARRADOR – Nisso volta o macaco, que era muito, mas muito rico mesmo. Sabem o que o macaco fez? Escolheu a menor moeda que tinha e trouxe para o leão.

MACACO – Tome, leão. É tudo que eu posso dar. (joga a moeda em cima do baú).

LEÃO – (coça o queixo avaliando a oferta) Hum…

NARRADOR – Isso é mentira, viu gente? O macaco pode dar muito mais. Olhem: lá vem a raposa.

RAPOSA – (entra com um pouquinho de feijão num saco) Tome, leão. Eu gostaria de ajudar mais, mas ainda não fiz compra, né? (ri sem jeito)

LEÃO – (olha desconfiado) Hum…

NARRADOR – A raposa também podia dar mais. Mas seu coração é do tamanho de um grão de feijão. Por isso ela não quer repartir o que tem com quem precisa.

TARTARUGA – (entra com uma bonita cesta de alimentos) Eu trouxe para ajudar, leão. E na minha horta tem muito mais. Vou voltar lá e pegar.

LEÃO – Obrigado, tartaruga!

NARRADOR – Nisso volta a coelha que era pobre. Ela era viúva – isso quer dizer que o seu marido morreu e ela cuidava sozinha de seus 3 filhos. A viúva tinha muito pouco. Mesmo assim ela pegou uma sacola de alimentos e trouxe para o leão.

COELHA – Eu trouxe isso para ajudar.

NARRADOR – Aquela sacola de alimentos era tudo que a coelha tinha. O leão disse:

LEÃO – Obrigado, coelha! Mas vai lhe fazer falta.

COELHA – Pode pegar, leão. Tem gente precisando mais que eu.

NARRADOR – Nessa hora o leão disse:

LEÃO – Está vendo, macaco? Está vendo, raposa? Essa coelha não tinha quase nada e deu tudo que tinha. Vocês tem muito e não deram quase nada.

NARRADOR – O leão estava certo! O macaco e a raposa não sabiam onde por a cara de vergonha.
Eles podiam ter repartido com quem precisa – mas não repartiram.

LEÃO – Obrigado amiga tartaruga! Você nos ajudou bastante. E quanto a você, coelha: seu coração é grande. Venha: você será recompensada por sua generosidade.

COELHA – Não é preciso, leão. Eu só fiz isso para ajudar.

LEÃO – Pois agora eu é que vou ajudá-la: de hoje em diante você e seus filhos nunca mais passarão fome.

NARRADOR – É fácil dar o que está sobrando. É fácil dar o que não vai fazer falta, como fizeram o macaco e a raposa. Difícil é repartirmos o que temos com os outros, como a tartaruga e a coelha fizeram. 
E no entanto é isso que Deus quer de nós: Deus quer ver um irmão ajudando o outro irmão.
Vamos repartir o que temos com aqueles que precisam. Vamos repartir alimentos, roupas, brinquedos, e até carinho e atenção. Porque essa é a vontade de Deus.

(música)




www.lojinhacriancacatolica.com.br




Comentários