Texto teatral para 30-8-2020 - DE QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO INTEIRO?

 

 

 

DE QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO INTEIRO?

22o Domingo do Tempo Comum – Ano A

Mateus 16, 21-27

de Emílio Carlos


(entra Alex)


NARRADOR – Oi! Tudo bem com vocês? Tudo bem? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão bem alto! Muito bem! Então todo mundo bem quetinho, prestando atenção, que eu vou começar. Preparados? Então lá vai!

Eu conheço dois garotos muito diferentes. Um é o Alex Rico. O outro é o Marquinhos. Vocês vão conhecer os dois. Olhem só:

ALEX – (entra) Oi! Meu nome é Alex Rico. Meu pai é muito rico, e quando eu crescer eu quero ser... rico.

MARCOS – (entra) Oi! Meu nome é Marquinhos. Meu pai é Ministro da Eucaristia. E quando eu crescer eu quero ser padre.

ALEX – Padre? Você quer ser padre? 

MARCOS – Sim. Por que?

ALEX – Você nunca vai ser rico!

MARCOS – Claro que vou. Vou me esforçar para entrar no Reino de Deus.

ALEX – Sem dinheiro você nunca vai ter amigos.

MARCOS – Mas eu já tenho amigos. Jesus é meu amigo. Os irmãos da Igreja são meus amigos também. E todos os filhos e filhas de Deus são meus irmãos e meus amigos.

ALEX – Você nunca vai poder comprar tudo que quiser, como eu.

MARCOS – Mas eu já tenho tudo que preciso. Deus me deu a vida, o ar, as árvores, o sol, os bichos, minha família e meus irmãos.

ALEX – Sem dinheiro você não será amado.

MARCOS – Mas eu já tenho o amor de Deus. E ele não me custa nada.

ALEX – Mas... ser padre? Ainda se fosse um advogado ou um médico... mas padre? Eu quero é ser importante.

MARCOS – Mas eu já sou importante.

ALEX – Ah, é? Pra quem?

MARCOS – Pra Deus! E vou ser importante na vida de muitos fiéis. Serei como o pastor cuidando das ovelhas, como Jesus falou.

ALEX – Quer dizer que você não tem nada e é feliz?

MARCOS – Mas eu tenho tudo que Deus me deu. Que mais eu posso querer?

ALEX – O mundo! Eu quero o mundo inteiro só pra mim!

MARCOS – De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a si mesmo? De que adianta ganhar o mundo e perder o céu?

ALEX – Ah, você não tem jeito!

MARCOS – Sabe, Alex: faz tempo que eu não te vejo na missa.

ALEX - Eu não tenho tempo. Preciso ir ao clube, ir às compras, jogar videogame…

MARCOS – Você está fazendo alguma coisa agora?

ALEX – Não. Por que?

MARCOS – Porque tem uma pessoa te esperando, e eu queria te levar até essa pessoa.

ALEX – É uma pessoa importante?

MARCOS – Claro.

ALEX – Quem é? Um político, um artista famoso, um ricaço, quem?

MARCOS – Alguém mais importante do que isso.

ALEX – Mais importante!? Puxa!

MARCOS – E ele está esperando você, Alex.

ALEX – É isso aí, Alex! Seu dia chegou! Eu sou muito bom mesmo! Quem está me esperando?

MARCOS – Jesus.

ALEX – Ah... eu não tenho tempo…

MARCOS – Que bom que Jesus sempre tem tempo pra você, Alex.

(música. Entra Jesus e fica perto de Alex. Nem Alex nem Marquinhos o veem, mas ele fica próximo deles, sorrindo).

ALEX – É?

MARCOS – É sim! Jesus está sempre perto de nós. Mesmo quando a gente se esquece dele.

ALEX – É... eu sei…

MARCOS – Então: vamos à igreja. Vamos visitar a casa de Deus, dar um oi pra Jesus, ficar mais perto do céu. Que tal?

ALEX – É... é uma boa ideia sim... Como é que é aquela história de perder o céu?

MARCOS – De que adianta ganhar o mundo e perder o céu? Precisamos juntar tesouros no céu e não na terra.

ALEX – Como é que se junta tesouros no céu?

MARCOS – Sendo bom, seguindo o exemplo de Jesus, tratando a todos como irmãos.

(vão saindo)

ALEX – Sei não... Será que eu consigo?

MARCOS – Se você quiser e se esforçar de verdade você consegue.

ALEX – Como é que você sabe?

MARCOS – Porque Jesus está com você. Ele vai te ajudar.

(saem junto com Jesus).

NARRADOR – Nós estamos de passagem nesse mundo. Nós não vamos ficar aqui pra sempre.

Precisamos nos preparar para ir para o céu, para morar perto de Deus na vida eterna. Não se preocupe tanto com as coisas deste mundo. Elas vão ficar aqui quando você for embora. Se preocupe com as coisas do céu, com as coisas de Deus. E se prepare para morar junto Dele.

F i m

Comentários