Texto teatral para 4-10-2020 - JESUS E OS PROFETAS

 


JESUS E OS PROFETAS
27o Domingo do Tempo Comum – Ano A
Mateus 21, 33-43
de Emílio Carlos


CLARINHA – (entra) Oi pessoal! Oi! Tudo bem com vocês? (procura por todo lado) Mas... ué...
Vocês viram o Joca por aí? Cadê o Joca? Ele sempre chega antes de mim e fica dizendo “oi-oi-oi-
oi”... Mas hoje ele não chegou... Vamos chamar o Joca pra ver se ele ouve? Então vamos lá: Joca!
De novo: Joca! Mais forte: Joca! Xi... Será que aconteceu alguma coisa com o Joca? Agora eu
fiquei preocupada...
JOCA – (voz em off) Ah, tá! Depois a gente conversa então, tá? Tchau! (entra) Oi pessoal!
CLARINHA – Joca: onde é que você estava?
JOCA – (meio sem graça) Eu... estava lá no fundo... conversando com um amigo.
CLARINHA – Conversando, né?JOCA – É.
CLARINHA – Conversando no meio da Missa?
JOCA – É, Clarinha. Fazia tempo que eu não via o Tião.
CLARINHA – Ah, o Tião!?
JOCA – É. Você conhece?
CLARINHA – Claro que eu conheço, Joca.
JOCA – Fazia tempo que eu não via o Tião na Missa.
CLARINHA – E sabe por que, Joca?
JOCA – Não. Por que?
CLARINHA – Porque ele quase nunca vem à Missa!
JOCA – Puxa...
CLARINHA – O Tião não vem à Missa. E quando vem ele faz o que?
JOCA – Não sei. O que?
CLARINHA – Ele fica conversando com você!
JOCA – É... bem...
CLARINHA – Além de atrapalhar você ainda atrapalha todo mundo.
JOCA – (olhando para a assembleia) Viu, Tião? A Clarinha tá certa!... (procura) Tião... Tião...
Clarinha: ele foi embora.
CLARINHA – Saiu bem no meio da Missa? Que absurdo, hein?
JOCA – Absurdo mesmo!
CLARINHA – Só veio aqui pra te atrapalhar, né Joca?
JOCA – É... parece que sim...
CLARINHA – E aposto que você não ouviu o Evangelho de hoje, né?JOCA – O padre já leu?
CLARINHA – Faz tempo!
JOCA – Ih... eu perdi!
CLARINHA – Mas é por isso que Jesus fala, viu? Deus manda um monte de gente aqui na Terra
falar sobre Ele.
JOCA – Um monte de gente? Quem?
CLARINHA – Os profetas, Joca. Eles estão na Bíblia falando de Deus, falando de Jesus.
JOCA – Legal, né?
CLARINHA – É. Mas tem gente que não presta atenção...
JOCA – Puxa, foi mal...
CLARINHA – Daí Deus pensa assim: certo, vou mandar meu filho falar de Mim. Quem é o filho de
Deus, Joca?
JOCA – Jesus, né?
CLARINHA – É, Joca: Jesus! Deus mandou Jesus ao mundo. Seu próprio filho. E mesmo assim...
JOCA - ... teve gente que não escutou...
CLARINHA – Pois é. Daí o padre lê o Evangelho todo domingo e tem gente que ainda assim não
escuta. Por que...
JOCA - ... não vem à Missa...
CLARINHA – ... isso...
JOCA - ... fica conversando...
CLARINHA – isso...
JOCA – Tá bom, Clarinha: eu errei mesmo. Olha: eu não vou fazer mais. De hoje em diante eu vou
sempre prestar muita atenção ao Evangelho.
CLARINHA – Joca.JOCA – O que?
CLARINHA – É pra prestar atenção na Missa inteira, tá bom?
JOCA – Tudo bem. Eu vou prestar atenção na Missa inteira. Quem vai prestar atenção aí levante a
mão!
CLARINHA – Eu!
JOCA – Levante a mão bem alto!
CLARINHA – Eu!
JOCA – Legal!
CLARINHA – Gente: vamos ouvir Jesus sempre! Vamos fazer o que ele nos ensina. Ele é o filho de
Deus e veio para nos salvar.
JOCA – É isso mesmo.
CLARINHA – Então, tchau pra vocês!
JOCA – Tchau!
CLARINHA – Tchau!
JOCA – Tchau!
(saem)
F i m

 

Comentários